sábado, março 20, 2010

Entrevista com o ALSDEAD antes do Anime Vegas - JaMe

entrevista - 16.08.2009 12:21
autor: Ruka
tradução:
Guilherme


O ALSDEAD conversou conosco sobre seu último show nos EUA, seu processo criativo e a apresentação no Anime Vegas.

A banda de visual kei ALSDEAD está rapidamente ganhando reconhecimento no exterior com seu singular estilo de rock: Cativante, descontrolado, emocionante e inspirador. Preparando-se para lançar seu terceiro single e se apresentar no Anime Vegas, o grupo cedeu um pouco de seu tempo para responder as nossas perguntas.


O que o nome da banda "ALSDEAD" significa para vocês e por que vocês o escolheram?

ALSDEAD: O nome ALSDEAD significa "tudo está morto." Sem exceções, todas as pessoas irão morrer no final. Mas enquanto isso, nova vida será criada em algum outro lugar. Isso é como uma transmigração da vida. Nós acreditamos que o ciclo de vida e morte tem enorme energia e criamos a palavra "ALSDEAD" com esta energia em mente.

Poderiam descrever o conceito do ALSDEAD?

ALSDEAD: Nossa visão de um círculo da vida: morte e nascimento.

Como a banda foi formada e por que vocês decidiram criar uma banda visual? Vocês sempre escutaram visual kei ou houve algum momento memorável em que vocês de repente se sentiram atraídos pela música visual kei?

ALSDEAD: Originalmente, nós começamos como DICE AND JOKER, que era apenas uma banda de rock, não uma banda visual kei. Nós mudamos de baixista quando o DICE AND JOKER se separou e começamos uma nova banda chamada ALSDEAD. A razão pela qual escolhemos o visual kei é porque, ao contrário de outros gêneros, o visual kei se concentra tanto na música quanto no visual, o que significa que existem mais opções para expressarmos nossos sentimentos.

Que bandas ou músicos inspiraram cada um de vocês?

maki: Led Zeppelin, Megadeth e Danger Danger.
Shin: Extreme e Angra.
Setsua: Stray Cats e Mötley Crüe.
Reito: L’Arc~en~Ciel.

Em maio, vocês se apresentaram na América na convenção de anime A-Kon. Como foi a apresentação e ela atingiu suas expectativas?

ALSDEAD: Foi melhor do que esperávamos. Ficamos animados cada minuto, já que todos eram muito gentis e enérgicos e a platéia estava realmente agitada.

A princípio, uma banda diferente estava agendada para se apresentar na A-Kon, mas eles cancelaram devido ao medo do vírus da gripe suína. Atualmente isto ainda é um problema nos EUA. Vocês não estão preocupados com isso? Sua vontade de tocar nos EUA é maior que seu medo de pegar a gripe?

ALSDEAD: Bem, basicamente nós somos ousados. E também, você não pode ser um artista de rock se ficar nervoso sobre o risco da gripe! Mas, obviamente, nós sentimos muito sobre as pessoas que infelizmente foram infectadas.

Convenções de anime naturalmente recebem uma grande quantidade de pessoas, maior do que as casas de shows normais no Japão. Como vocês se sentiram sobre isso quando vieram para a A-Kon, vocês estavam ansiosos sobre o número de pessoas presentes?

ALSDEAD: De jeito nenhum! Pelo contrário, o número de presentes nos deixou ainda mais excitados. Se tivermos a oportunidade de nos apresentar no Madison Square Garden agora, nós não ficaríamos nem um pouco nervosos, ficaríamos excitados. Nós apenas queremos fazer o nosso melhor e ir além.

E agora vocês estarão retornando aos EUA para o Anime Vegas. Como vocês receberam esta oportunidade? Suas expectativas para este segundo show na América são diferentes das do primeiro? Existe algo que vocês esperam mudar para este show?

ALSDEAD: Nós estávamos ouvindo sobre o acordo com o Anime Vegas durante os últimos meses. Mal podíamos esperar para voltar aos EUA depois de nossa primeira apresentação. O set list irá mudar desta vez já que nosso novo single PARADOX será lançado em outubro. Fora isso, não há nada que esperamos mudar para este show, apenas faremos o nosso melhor, como de costume.

Já que vocês estarão se apresentando em uma convenção de anime, os seus fãs lá podem querer saber: Existe algum anime, mangá ou video game que vocês gostam?

ALSDEAD: Todos nós gostamos de anime e mangá, especialmente Reito; ele é um otaku. Nós gostamos de "Dragon Ball," "Naruto," "Hunter x Hunter" e muito mais.

O que cada um de vocês gosta de fazer em seu tempo livre, qual são seus hobbies?

maki: Bilhar e golfe, mas estou muito ocupado esses dias, então não tenho tempo para aproveitar meus hobbies.
Shin: Eu gosto de cozinhar durante meu tempo livre.
Setsua: Eu assisto DVDs de rock e os aproveito sozinho.
Reito: Eu assisto DVDs de anime e os aproveito sozinho.

maki, de acordo com o MySpace do ALSDEAD, você é responsável por muitas das composições da banda. Você compôs todas as músicas nos singles do grupo? E o que te inspira a compor?

maki: Eu estou compondo canções com Shin. Nós trabalhamos juntos; eu faço as bases, Shin faz a música e adicionamos mais coisas para a música assim. Muitas coisas nos inspiram. Por exemplo, crianças brincando pelo parque.

Você faz uso de um instrumento, do computador ou apenas sua voz quando está compondo suas canções? Como você deixa claro para os outros integrantes o que você quer que eles toquem? Ou é um processo que é desenvolvido entre todos vocês?

maki: O computador é uma necessidade quando nós criamos uma canção. Geralmente, eu faço uma base usando baixo e guitarra, então Shin começará a arranjá-la e torná-la uma música melhor.

Muitos de seus fãs aqui não entendem japonês, então vocês poderiam descrever sobre o que falam algumas de suas letras? Que tipo de imagens ou temas são importantes para vocês?

ALSDEAD: Seres humanos são facilmente influenciados pelas coisas erradas: Drogas, maldade, etc. As pessoas precisam entender que a vida não é tão fácil assim e nós precisamos tentar nos controlar. Isso é o que estamos expressando em nossas músicas.

Seu MySpace diz que sua música "adota o distúrbio mental para ser a base." Como vocês diriam que expressam este distúrbio mental em sua música?

ALSDEAD: Apenas expressando como você age ou pensa se você está sofrendo de distúrbio mental.

Como tem sido os processos de gravação para seus lançamentos até agora?

ALSDEAD: Estamos indo muito bem. Nós estamos sempre tentando superar nossos lançamentos anteriores. Agora nós estamos trabalhando em nosso terceiro single. É muito legal e pesado, então por favor, definitivamente o escutem!

Para o seu single S.a.g.A., poderiam nos dizer o significado dos títulos F99 e S.a.g.A.? O que vocês tinham em mente quando criaram estas duas canções?

ALSDEAD: A idéia do nome "F99" veio da CID, que significa Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas relacionados à Saúde. "A CID fornece códigos relativos à classificação de doenças e de uma grande variedade de sinais, sintomas, aspectos anormais, queixas, circunstâncias sociais e causas externas para ferimentos ou doenças." (da Wikipédia). F99 é um dos códigos representando "transtorno mental." E "saga" é seu caráter ou natureza em japonês.

Em 7 de outubro, seu terceiro single, PARADOX, será lançado. Poderiam nos contar um pouco sobre este lançamento? Ele tem um conceito específico e como vocês descreveriam cada uma das canções?

ALSDEAD: PARADOX conta a história de uma mulher que apareceu no primeiro single Kizu. O conceito de todo o single é "solidão." Nós estamos descrevendo muitos tipos diferentes de solidão neste CD.

Cada um de vocês tem um diário online. O quão vital vocês consideram os blogs como um método de manter contato com seus fãs?

ALSDEAD: Sim. É um bom recurso para nos comunicar com os fãs, já que nós podemos facilmente dizer o que temos em nossas mentes através dos blogs. Então por favor, acesse nossos blogs!

Esta será sua segunda apresentação nos EUA, então muitas pessoas já os conhecem lá. Quando vocês começaram a banda, imaginaram que estariam divulgando seu nome no exterior tão cedo?

ALSDEAD: Na época em que começamos a tocar música? Nós éramos apenas garotos malcriados. (risos) Quando o Megadeth veio para o Japão, nós ficamos muito excitados e fomos ao show para vê-los. Agora nós temos a chance de nos apresentar no local onde nossa banda favorita foi formada; é como se estivéssemos sonhando. Nós agradecemos por todo o apoio dos fãs americanos.

No futuro, vocês acham que continuarão voltando e tocando em diferentes partes dos EUA? E nos outros continentes onde a música japonesa é popular, como a Europa?

ALSDEAD: Nós tocaremos em qualquer lugar, contanto que as pessoas estejam esperando por nós. Claro, a Europa também. Nós iremos para a Índia, Brasil, até mesmo ao Pólo Sul se as pessoas estiverem procurando nossa música!

Como vocês se vêem ao longo dos próximos dez anos, que tipo de objetivos vocês têm para a banda?

ALSDEAD: Daqui a dez anos talvez seja difícil manter o fluxo de músicas pesadas de hoje. Mas ao mesmo tempo, nós temos certeza que continuaremos a tocar rock n’ roll. Não há nenhuma meta em nossa vida. Não vamos parar de seguir em frente.

Por favor, deixem uma mensagem para os seus fãs.

ALSDEAD: Queridos fãs: Nós iremos vê-los com a melhor música. Por favor, mantenham-se atualizados com as informações e não percam nossa apresentação! Vamos nos encontrar em um show. Nós amamos todos vocês. Nos vemos em breve!


Nenhum comentário:

Postar um comentário